sexta-feira, 23 de julho de 2010

Hasselt

Muito bem pessoal, começando hoje com os posts que são realmente sobre a viagem, eu irei lhes apresentar a cidade de Hasselt, localizada na província de Limburgo, região dos Flandres, Bélgica.



Muita gente acha que na Bélgica somente se fala a língua francesa, mas esse é um engano visto que por lá existem três línguas oficiais: francês, holandês e alemão.

A Bélgica é divida em várias regiões e se engana quem pensa que a região rica é a francesa, não, a região mais rica é a que foi colonizada pelos holandeses em algum período da história, atualmente chamada de Flandres, justamente onde fica Hasselt.

Eu não sei bem explicar porque Hasselt me atrai tanto, mas acho que deve ser pela vida noturna que ela tem. Mesmo sendo uma cidade pequena (detalhe: todas as cidades na Bélgica me parecem ser bem pequenas, com exceção de Bruxelas) ela tem vários bares que abrem o dia todo, todos os dias.

O fato dos bares abrirem todos os dias e realmente ficarem abertos a noite toda me deixa muito alegre porque, eu não sei nas outras cidades do Brasil, mas aqui em Recife dia de segunda-feira, por exemplo, a única programação é ir para o shopping ou cinema, e isso já é muito.

Não que eu esteja reclamando, mas eu ainda estou chocada com o fato de não conseguir encontrar um único bar para fazer minha festinha de despedida.

Bom, como eu ainda não cheguei lá em Hasselt não existe muito mais coisa que eu possa falar, mas com certeza esta será a primeira cidade que eu irei visitar e portanto, na próxima sexta-feira já terá novo post sobre ela.

Se você é fera no inglês, espanhol ou francês aí fica a dica do site da cidade de Hasselt, onde vocês podem encontrar várias fotos e informações sobre o local: http://www.hasselt.be/

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cansada, Indignada e Doente!

Bom, iniciando este post eu queria agradecer a todos os amigos que confirmaram a presença na minha festinha de despedida, na próxima segunda-feira, mesmo sem saber onde vai ser o local ainda! O problema é que a maioria dos bares fecham dia de segunda-feira e eu não tenho um local particular em Recife para poder fazer nossa festinha.

Porém, eu garanto a todos vcs que no sábado todo mundo já estará sabendo o local da festa!

Outro detalhe é que, como sempre, hoje eu estou altamente gripada e indignada porque no domingo eu tenho uma prova importantíssima e não estou conseguindo me concentrar para estudar o restante do assunto. Sem falar que provavelmente eu vou ter que viajar doente o que eu detesto isso com toda a minha alma.

Hoje faltam 6 dias para a minha viagem gente e eu estou super hiper mega ansiosa!!! Cara, faltam 6 dias para mudar de vida.

Bem, para começar uma prévia da minha viagem, de amanhã até o dia 28.07 eu pretendo colocar cinco posts, cada um informando sobre como é cada uma das primeiras cidades que eu vou visitar na Bélgica, ou seja, Hasselt, Bruxelas, Brugge, Oostend e Gent.

Essas são as principais cidades para mim e por isso eu pretendo visitá-las assim que eu chegar por lá.

Bom, começando com meus novos posts, a minha cidade preferida e a que eu provavelmente irei morar de início, será Hasselt.

Amanhã teremos Hasselt no blog!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Para terminar o assunto...

Todo mundo sempre me disse que essas coisas de consulado são sempre uma enrolação e que toda vez que você vai lá eles pedem um documento diferente, mas eu não acreditei. Não é que é assim mesmo!

Inicialmente, eles simplesmente me disseram que bastaria a certidão de nascimento, certidão de antecedentes criminais e declaração pública, informando que eu sou brasileira, solteira e meu endereço. Mas, como sempre acontece comigo, tinha um porém. Quer dizer, não só um, mas vários!

Primeiro eu descobri que todos os três documentos deveriam ter firma reconhecida e como eu não queria dar os documentos originais, eu tirei cópias autenticadas. Aí já foram muitos reais do meu cofrinho.

Achando que estava tudo muito bem, levei as cópias devidamente autenticas para o consulado, onde me disseram que os documentos tinham que ser originais, que a minha certidão de nascimento não tinha validade (ou seja teria que tirar uma nova certidão de nascimento - o que de fato eu fiz!!) e que eu teria que voltar para todos os cartórios que eu tinha ido anteriormente para conseguir um "sinal público" - que é uma espécie de cartão onde tem todas as assinaturas de escreventes do tal cartório.

A situação foi tão crítica que eu tive que voltar ao mesmo cartório três vezes, no mesmo dia, em horários diferentes, para reconhecer firma de documentos diferentes.

Pelos meus cálculos, foram embora quase uns 300 reais somente de reconhecimento de firma, original e declaração. Fiquei chocada!!

Mas, finalmente e graças a deus porque eu já não aguentava mais, hoje levei a documentação ao Consulado e o Cônsul disse que estava tudo em ordem, portanto eu devo recebê-los de volta com o carimbo da Bélgica lá pela segunda-feira!

Foi estressante e eu tive que correr contra o tempo, mas tudo deu certo!

Agora, todas as minhas atenções estão voltadas para a OAB, que será no próximo domingo.

Ansiosidade é lasca!!

Queridos,

Hoje faltam apenas oito dias para a minha viagem (detalhe: cinco dias para a OAB e eu fingindo que não é comigo!) e eu estou a beiras de um colapso nervoso.

Primeiro porque eu tenho milhões de detalhes para estudar e segundo porque eu tenho milhões de detalhes para resolver de última hora. É pessoal, nunca deixem para fazer tudo na última semana, você pode ter um colapso de estresse.

O meu dia de hoje foi péssimo, cansativo e indefinido. Eu saí de casa imaginando de que tudo estaria resolvido e que toda a minha documentação estaria em nas mãos já na sexta-feira. Saí pensando que voltaria para casa por volta das três horas da tarde, mas que mero engano, só pra iniciar a conversa eu chequei somente as 20h30.

Bem, não é que foi tudo péssimo, eu tenho uma amiga que sempre diz que devemos pensar pelo lado positivo em qualquer situação, então lá vai: eu terminei de reunir toda a documentação e amanhã logo cedo estarei levando-a para o Consulado.

Mas vocês devem concordar que visitar o mesmo Cartório três vezes no mesmo dia, para assinar o mesmo tipo de documento, é um pouco estressante, inclusive porque lá no centro da cidade é uma luta para se conseguir uma vaga de estacionamento.

Porém enfim, no final eu peguei um trânsito caótico, o que me fez lembrar de um vídeo do Jeff Dunham com o Peanut, quando ele diz que detesta o noticiário de trânsito, porque não há o que se falar uma vez que todos saem de casa na mesma hora. Poutz, para vocês veem o que o trânsito não faz com uma pessoa...lembrar de Peanut é lasca.

Então, nada demais aconteceu, somente que a minha mala já está pronta :P eu acho que foi um pouco rápido demais né? Mais eu disse que eu sou mto ansiosa...não posso fazer nada sobre isso!


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Desculpas!

Pois é, eu passei mais de dois meses sem postra nada aqui no blog e por isso peço desculpas!
Eu sei que o dono de um blog tem que ter responsabilidade com as postagens e tal, mas muita coisa aconteceu comigo nesses últimos meses e por isso não sobrou tempo para postar.

Bem, faltam 10 dias para a minha viagem para a Bélgica e eu não posso garantir que vou postar a cada um local legal para se visitar em Recife, tendo em vista que eu passei na primeira fase da OAB e a segunda fase será no dia 25 de julho, ou seja, três dias antes da viajem.

Portanto, a grande dúvida neste momento é: fico ansiosa para a viagem ou nervosa com a prova?

Diante desta dúvida cruel e sendo eu uma pessoa bastante ansiosa, vou começar a postar aqui todas as minhas angústias, tanto com a prova como com a proximidade dessa viagem. Amanhã eu começo os posts!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Futuro!!

Uma dica pra o dia 29.05 ou/e 30.05 é o Ballet Imperial da Rússia, que vem ao Recife apresentando duas peças: Dom Quixote e Romeu e Julieta.

O preço é normal para o teatro, ou seja, 100 inteira e 50 meia para ficar na platéia.

Vale a pena!!!

Chique + Barato

Inicialmente gostaria de pedir desculpas pela demora desse post. Acontece que eu estava muito ocupada com os estudos para a OAB!!

Bem, a dica de hoje é um restaurante localizado na Avenida Rosa e Silva chamado Benedictus. É um restaurante novo, aconchegante, com a comida maravilhosa e, o melhor, com um preço acessível para todos.

Se você está procurando um lugar que tenha comida boa e preço bom eu indico este!

Lá o cardápio é variadíssimo e a carta de vinhos maravilhosa. Quando eu fui, nós escolhemos o menu completo, ou seja, entrada - prato principal - sobremesa e um vinho chileno, entretanto você tem a possibilidade de escolher somente um dos pratos.

Eu não consegui encontrar um site desse restaurante, até porque ele é novinho, mas fica aí a dica!

Uma sugestão...leve seu/sua namorado(a) para lá no dia dos namorados próximo, é uma boa!!!

beijosss...

domingo, 23 de maio de 2010

Dia de Domingo!!!!

Então pessoal...como hoje é domingo, eu vou dar uma dica de passeio super legal e relax!

Em uma das minhas andanças por Porto Alegre, num domingo de 2009, eu dei de cara com um parque super fofo, com o pessoal todo sentado na grama, tocando violão e conversando, os papais e mamães se divertindo enquanto a filharada corria pra um lado e pra o outro! Pois então, em Recife isso pode acontecer também!!

Eu estou falando dos parques da cidade - Parque da Jaqueira, por exemplo - que muitas vezes são abandonados pelos recifenses, pois estes não dão muito valor em se sentar na grama e passar uma tarde conversando! 

O Parque da Jaqueira fica localizado no Bairro do Rosarinho - eu acho - e tem uma área verde enorme, sem contar que tem dentro dele uma academia da cidade.

Enfim, o pessoal daqui usa o parque mais como um centro esportivo, fazendo cooper, usando as aulas da academia da cidade e os equipamentos de abdominais e barra, o que é uma pena pois o parque disponibiliza outras opções de divertimento.

Para as crianças é um local perfeito pois tem os brinquedos e uma pista de bicicleta, dá pra gastar bem as energias. Para os jovens e adultos, nada melhor do que se sentar um pouco na grama - se preferir leva uma toalha ou uma canga de praia e senta em cima dela - e usar esse tempo para relaxar!

Trocar uma idéia com os amigos, ler um livro, fazer um piquenique, tocar uma música no violão, são algumas das possibilidades!!

Um outro ponto que torna esse parque legal é que nos seus arredores existem vários bares, "cafés", restaurantes e galerias com lojas que vendem os objetos mais diversificados possíveis. Vale a pena parar em um dos bares e tomar um cafezinho com licor e depois dar uma passada nessas galerias.

Contudo, se esse passeio for um pouco light demais, você pode dar uma esticadinha para a "Feirinha do Bom Jesus", que rola lá na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, todo domingo das 17hs às 21hs.

Também vale muito a pena!! Os objetos vendidos são dos mais variados possíveis. Tem de jóias a enfeites carnavalescos.

Abaixo algumas fotos que eu fiz do Parque da Jaqueira e da Feirinha do Bom Jesus.


sábado, 22 de maio de 2010

Brennand

Bom, iniciando com os lugares legais e maneiros de se visitar aqui em Recife, eu sugiro a Oficina e o Instituto de Brennand.

A Oficina Brennand é localizada no bairro da Várzea, no meio da mata, e para quem não tem carro fica um pouco inviável de se chegar lá, pois eu acho muito difícil que na estrada que dá acesso a entrada do local passe algum ônibus.

Isso é muito triste porque o lugar é super legal, com várias das esculturas feitas por Brennand, uma lojinha de souvenir e lanchonete.

Para quem curte esculturas, desenhos e paisagismo eu indico este passeio. Dá para passar uma tarde inteira vendo as esculturas e você se esquece facilmente da hora!

Ah, um detalhe é o horário do lugar, que por razões desconhecidas, só abre nos dias úteis e a tarde - diz a lenda que é porque Brennand tem que ter paz para trabalhar!! Melhor conferir antes pra não dar de cara com os portões fechados como aconteceu comigo!!!

O site da Oficina é http://www.brennand.com.br/. Entra lá e dá uma olhada nas fotos das esculturas e nos objetos que são vendidos na lojinha de souvenir.



Com relação ao Instituto de Brennand não tem nem o que se falar. O lugar é mágico e possui uma coleção extraordinária de facas e armaduras de séculos passados. Possui também uma das maiores coleções (eu acho) de cartas, livros e pinturas do período em que os holandeses colonizaram o Recife.

É super interessante e você também perde as horas dentro do castelo, que foi construído nos moldes medievais. Até a entrada do lugar é perfeita!!





Inauguração

Hoje é o primeiro dia em que posto alguma coisa aqui no blog, não por falta de interesse, mas sim por falta de tempo e de criatividade do que poderia estar repassando para vocês, já que eu só vou viajar no final de julho.

Estive pensando durante toda a semana, comentei com o pessoal e perguntei como eu poderia iniciar. Depois, lendo um artigo na internet - não me recordo aonde - percebi que não precisava de um assunto legal ou até mesmo uma grande novidade para escrever!!

Como esse blog é sobre as minhas viagens pensei em postar aqui, até o dia da minha primeira viagem a Europa, informações sobre minha querida cidade do Recife e todos os pontos turísticos legais que seriam interessantes de se visitar.

Não é incomum eu encontrar por aí o pessoal dizendo que aqui não se encontram coisas culturais para fazer e que durante a semana não tem um lugar legal pra se sair e curtir a vida.

Nesses dois meses que estão faltando para eu viajar para a Bélgica eu me proponho a colocar aqui as coisas legais e culturais que temos para fazer por aqui e provar para todos que em Recife tem sim lugares maneiros para passar o tempo com os amigos - e eu não estou falando de shoppings.

Bom, esse é o primeiro post! Foi dada a largada....vamos ver se consigo ser disciplinada e continuar.

beijoss a todos!!